Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Controle pela mente

O Hospital geral de Massachustts (EUA) está recrutando voluntários para testar um chip que, implantado no cérebro, permite controlar computadores e aparelhos robotizados.
Calma, não se anime muito. Você não vai poder colocar o chip só para não ter de digitar comandos no computador ou melhorar a performance num game.
Essa interface cérebro-computador, batizada de Brain Gate, está destinada a pessoas com teatraplegia (paralasia nos membros), danos na medula espinhal e esclerose lateral amiotrófica.
O chip é implantado no córtex motor e vai captar e decodificar a intenção da pessoa em mover o membro que seria usado para acionar um equipamento.
O sinal captado é transmitido para o computador por uma antena de radiofrequência implantada do lado de fora do crânio do paciente.
O computador capta o sinal da antena e aciona o equipamento.
Bacana, né?
Os cientistas envolvidos no projeto esperam que o BrainGate possa ajudar, no futuro, os pacientes a controlar os membros paralisados, que, de alguma forma, perderam a conexão com o cérebro.
Diagrama mostra como se dá a comunicação com a máquina usando o implante de chip
Cyberknetics Inc. /Divulgação
Diagrama mostra como é feita a comunicação com a máquina usando o implante de chip

2 comentários:

  1. Ok. mas já pode-se antever os efeitos dessa esperiência. O avião também foi inventado com a melhor das intenções. Assim que for comercializado, vai aparecer alguém com visão comercial imaginando o quando derivativos do produto poderão ser atraentes para os sedentários compulsivos. Imagine o sujeito no futuro, deitado em seu poltronão, pesando quase 200 kilos, movendo apenas uma pálpebra pra mudar o canal da tv ou desligando lâmpadas ou qualquer coisa mais.

    ResponderExcluir
  2. Toda invenção pode ter aplicações diferentes.

    ResponderExcluir

Obrigado!
Sua participação é muito importante.
rar.