Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Introdução ao Nacionalismo e Populismo



Nacionalismo 

Nacionalismo é uma ideologia baseada na ideia de que a devoção e lealdade dos indivíduos a um estado-nação é mais importante do que qualquer outro interesse individual ou de grupo. Apesar da ligação histórica que os povos têm com seus territórios nativos, o nacionalismo só emergiu como um movimento forte e organizado a partir do século 18, com a formação e fortalecimento dos principais estados nacionais. 
A Revolução Francesa e a Independência Americana são consideradas as primeiras grandes manifestações do nacionalismo na Idade Moderna. 
O século 19 é chamado de era do nacionalismo por conta do poder que essa ideologia exerceu na formação de nações e nos processos de independência nas Américas e na Europa. 
O século 20 continuou a assistir ao poder do nacionalismo principalmente na Ásia e na África. Ao enaltecer os valores nacionais e o sentimento de pertencer a uma determinada nação, o nacionalismo pode ter como efeitos colaterais incentivar a xenofobia, o racismo e o isolacionismo. 
Nas últimas décadas, o nacionalismo tem sido uma das características mais importantes do populismo.
"HowStuffWorks - O que é nacionalismo".  Publicado em 04 de outubro de 2010  http://pessoas.hsw.uol.com.br/nacionalismo.htm  (21 de setembro de 2011)

Populismo

Na política, o termo populismo designa os comportamentos e regimes políticos que aparentemente opõem-se às elites e oligarquias e tomam partido das pessoas comuns e das camadas menos privilegiadas da população. 
São características do populismo a atitude paternalista dos governantes, o nacionalismo exacerbado, o estatismo, a demagogia e a presença de um líder carismático ou, em algumas vezes, messiânico.
Geralmente o populismo combina elementos políticos da esquerda e da direita, com um discurso que contesta os interesses econômicos das grandes corporações e elites econômicas, e tem pouco apreço pelos valores republicanos e pela democracia. 
Alguns dos melhores exemplos de regimes populistas aconteceram na América Latina ao longo do século 20, como a ditadura de Getúlio Vargas no Brasil, o "pai dos pobres", durante o Estado Novo (1937-1945), e os governos de Juan Domingos Perón (1946-1955 e 1973-1974) como presidente da Argentina. 
O assistencialismo e o paternalismo desses governos ganharam apoio popular, ainda que em detrimento das instituições democráticas.
"HowStuffWorks - O que é populismo".  Publicado em 04 de outubro de 2010  http://pessoas.hsw.uol.com.br/populismo.htm  (20 de setembro de 2011) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!
Sua participação é muito importante.
rar.