Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de março de 2015

Opinião x Conhecimento .

Tenho observado diversas manifestações nas redes sociais.
Até eu mesmo, estava entre aqueles, que emitem opiniões.
Analisando as interações que participei, verifiquei que, tanto eu, como os meus amigos virtuais, não arredávamos do nosso próprio pensamento
O que fazíamos, então. ?
Reforçávamos a nossa opinião.
Pois, o que é a opinião ?
Se não, o modo de ver pessoal, o juízo que se forma de alguém, ou de alguma coisa, a adesão pessoal ao que se crê bom e verdadeiro, as manifestações das ideias individuais, e ou coletivas, a respeito de algo ou alguém.
Portanto parte de uma verdade. Em algumas vezes, inibidor da faculdade do pensar, da reflexão. Outras, um sentimento comum da generalidade das pessoas relativamente a determinado tema ou questão.
Contrapondo a opinião, coexiste o conhecimento.
O que é o conhecimento ?
Se não, a competência ou sabedoria em relação a um assunto ou a um.fato. Que se adquiri através da instrução, da experiência, da noticias, da informação, da ideias, das relações entre as pessoas, das opiniões, e etc.
Em síntese, poderia afirmar que se assemelha ao conjunto das partes.
Portanto, muito mais vale o procurar " Saber," do que o tentar definir, do que aceitar aquilo que esta pronto, do que discordar por discordar, do que não se renovar, do que conviver com a arrogância do estar sempre certo.
O grande fruto da sabedoria, é o conhecimento que se assimila com a prudência, a ciência e a razão.

rar

2 comentários:

  1. Gostei do seu texto. Claro que fica no campo da utopia, posto que somos seres humanos, imersos em nossas subjetividades que escapam da razão objetiva. Mas sinto precisamos mediar mais que acusar ou defender algo de forma apaixonada. Precisamos de consensos, de pontos de convergência. Isso é impossível quando fincamos pé nas nossas ideologias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensar em mediar mais que acusar ou defender algo de forma apaixonada, é um passo para o consenso e a convergências.Ter ciências que a totalidade de um fato esta em escutar, ver e refletir sobre as partes. Pode sim ser utópico, creio muito mais próximo da coerência.

      Excluir

Obrigado!
Sua participação é muito importante.
rar.